04/08/19

Deveriam os Bulls assinar com Carmelo Anthony?



Ele quase assinou com os Chicago Bulls, e então não assinou. Carmelo Anthony ainda não acabou.

Era o verão de 2014. Os Chicago Bulls eram uma equipa interessante. A Derrick Rose e Joakim Noah estava a faltar apenas uma peça especial para completar o puzzle, ou assim parecia. Carmelo Anthony poderia ter sido essa peça - e ele quase foi.

Recentemente, Anthony falou no programa First Take da ESPN sobre algumas das coisas que as pessoas há muito imaginavam sobre a sua carreira. Entre esses tópicos, Anthony falou sobre como sentiu que o jogo não o amava num determinado ponto. Também mencionou que se cansou de pessoas a colocar palavras na sua boca, dizendo que não aceitaria um certo papel durante esta parte posterior da sua carreira.

Acima de tudo, porém, os fãs dos Bulls ficariam intrigados em saber que, durante aquele verão, Anthony estava praticamente em Chicago.

"Eu estava para ir para Chicago."




Mas então, Anthony começou a ouvir sussurros.

Falou sobre as diferentes informações que ouviu, sobre as pessoas-chave que não estavam lá a longo prazo e a situação não estava certa. Então, encontrou-se com os New York Knicks e teve uma mudança de coração - o resto é história.

Agora, aos 35 anos, Melo não quer a reforma. Disse que está no ginásio todos os dias e continua à procura uma oportunidade de continuar a sua carreira.

Os Bulls devem ir atrás dele? Seria capaz de trazer algum valor à equipa? Vamos examinar alguns aspectos positivos e negativos para esta ideia.



Pontos positivos

Nesta fase da sua carreira, Anthony viu praticamente tudo. Esteve em várias equipas. Viu o pior desta liga, mas também participou em playoffs. A única coisa que continua a escapar dele é um anel.

Teria um em Chicago? Não é provável. No entanto, se não houver outras equipes dispostas a dar a ele uma hipótese na sua lista de 15 jogadores, por que não os Bulls?

A coisa que eu aprecio sobre a entrevista de Melo foi o facto de ele parecer brutalmente honesto. Parecia humilde. Aceitar um papel no banco, ainda que menor, estava OK para ele.

"Eu quero jogar e quero ganhar um campeonato, mas também quero jogar. Eu quero voltar para lá, para dentro do campo. Eu sinto falta do jogo. Eu estive longe do jogo por uma temporada inteira. Tive a oportunidade de voltar atrás e crescer como pessoa e mereço outra oportunidade."


Fez um pouco de auto-reflexão pelo que parece. Melo traria uma presença veterana para os jovens que eles não têm necessariamente. Thaddeus Young vai ajudar nessa área, mas Melo traz ainda mais experiência - e ele passou por muitas mudanças.

Tem a cabeça no sítio. Cresceu como pessoa, como ele disse. Para não mencionar, todos nós sabemos por um facto que ele ainda pode fazer pontos. Isso nunca foi uma questão. Se ele realmente está no ginásio todos os dias, não há motivo para não estar numa equipa neste momento.

Presença veterana, mudança de atitude e pura pontuação são suficientes no meu caderno de notas. Porque não?



Pontos negativos

Claro, Melo sempre foi um marcador de pontos na sua essência. Mas quão eficaz é a sua capacidade de pontuar nesta fase? Ele sempre foi um lançador com um pouco de jogo nas tabelas aqui e ali, mas além desses dois aspectos, Melo não traz muito mais à conversa ofensivamente.

Da maneira como o jogo de hoje evoluiu, ele pode nem ser capaz de acompanhar. Tipos na sua posição são muito mais rápidos e mais atléticos hoje em dia - e a defesa nunca foi a sua área de especialização.

Vamos esclarecer uma coisa: ele provavelmente será mais forte do que a maioria dos jogadores na posição de extremo. Mas, em termos de rapidez física e atleticismo? Não é bem assim.

O treinador Jim Boylen, quer estabelecer um tom entre a sua equipa mais jovem, que possui uma mentalidade defensiva, em primeiro lugar. Ele quer que essa equipa tenha um estilo de jogo básico - um que joga basquetebol físico e duro.

Essas palavras nunca foram ditas na mesma frase que o nome de Anthony quando se trata do lado defensivo do jogo. A menos que a sua mudança de atitude também venha com uma habilidade súbita de jogar à defesa, não tenho certeza se vale a pena ir atrás dele.



Assinar ou não assinar?

Há certas desvantagens em assinar com Melo.

Mas, acima de tudo, continuo a chegar a esta conclusão: porque não?

Duas palavras simples.

Os Bulls não vão disputar um título, mas se Melo concordar com um contrato, porque não? Se ele tiver alguma oferta de alguém na liga, não vão gastar muito dinheiro. Chicago poderia pagar por ele. Não há dúvidas sobre isso.

Talvez seja porque eu sempre fui um fã dele, e a ligeira volta de 2014 (apesar de doer) não matou a minha admiração. Eu simplesmente quero acreditar que ele mudou... e tudo o que ele quer fazer é jogar basquetebol.

Posso respeitar isso.

Se ele concordasse em ir para Chicago, mostrar algum esforço na defesa (pelo menos mais do que Jabari Parker estava disposto a oferecer) e ajudar a orientar alguns dos rapazes mais novos, sou totalmente a favor. Ele está há tempo suficiente para saber como jogar o jogo, o que não fazer e como se levantar quando está no chão.

Sem comentários:

Enviar um comentário